domingo, 13 de novembro de 2011

Artigo de opinião sobre comportamento 2

Comportamento egoísta

Hoje, enquanto tomava banho, filosofei sobre as motivações humanas. Além de cantar, no chuveiro também conjeturo um pouco. Nada mais profundo para um banho quente e demorado. Sabemos que os seres humanos só fazem algo se pensam que com aquilo obterão algo de bom. Nunca seguimos adiante com algo que pensamos que nos prejudicará. É por isso que fazemos sexo, comemos comidas gordurosas, assistimos tevê, criamos nossos filhos, malhamos, trabalhamos e compramos.
Minha reflexão partiu da religião. Ninguém se congregaria se não visse pontos positivos nisso. A igreja, portanto, está cheia de pessoas egoístas, que buscam, antes de tudo, estar bem consigo mesmas, ou seja, angariar auto-estima; seja esta advinda de amizades cristãs (ou islâmicas, sei lá!) ou da crença em merecer um paraíso pós-morte.
Não podemos condená-los por nada disso. Esse é um comportamento inerente ao ser humano. Se eles são egoístas ou egocêntricos, isso é apenas porque tentam sobreviver da melhor forma possível. Nossas
Todos possuem o direito de buscar o bem próprio. Não é errado. É natural. Mas deve haver moderação. Pessoas que fazem absolutamente tudo tendo a si próprias como únicos meio e fim, serão sozinhas e infelizes, indesejadas por outros “egoístas”que não vêem benefícios em sua amizade ou companhia.
Há pessoas, como minha madrasta (ou, como ela se intitula, “boadrasta”, tem razão ela é a cara da Branca de Neve, não da Júlia Roberts) que dizem que esta motivação não significa egoísmo, mas individualidade. Claro que devemos ser individuais, pois somos indivíduos cheios de particularidades. Entretanto, tudo o que fazemos pensando apenas em nós mesmos trata-se de egoísmo. Abnegação é fazer algo pensando no bem de outrem; são opostos.
Portanto, aceitemos esse comportamento, mas continuemos pensando no que os outros pensam de nós e se esse comportamento pode machuca-los de alguma forma. Eu, particularmente, preciso aprender isso de ser menos egoísta e pensar mais nos sentimentos dos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário