segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Cientistas devem ser responsabilizados por seus crimes


Um julgamento iniciado em setembro na Itália vem gerando repúdio na comunidade científica mundial. Seis cientistas e um funcionário público são acusados de negligência ao avaliar os riscos de um terremoto que deixou 309 mortos e 1500 feridos na cidade de L’Apella em 2009. Eles poderiam ter avisado a população para pelo menos se manterem prevenidos mesmo que não houvesse um abalo forte. Porém, eles disseram que não havia ameaça alguma, quando há provas de que havia, sim, só que leve.
Como qualquer outro criminoso, cientistas devem ser responsabilizados por crimes que cometem e pagar por eles. Mas, no caso desses seis cientistas, acho que não deveriam ser presos – já que incompetência não é crime – mas demitidos (com certeza já foram afastados dos cargos) e forçados a trilhar outro rumo profissional, visto que provaram não ter a responsabilidade necessária para o tal cargo.
Há, infelizmente, muitas de núncias de cientistas sem ética que cometem crime. trata-se de manipulação de resultados, experimentos que não foram autorizados, uso de humanos como cobaias ou de espécies proibidas, manipulação genética entre muitos outros. Muitas vezes esses criminosos se escondem atrás da empresa em que trabalham, responsabilizando-a por seus atos incosequentes. Ainda, alegam ter feito tudo isso "em nome da ciência".
Se todos os cidadãos são iguais perante a lei, os cientistas deveriam ser autuados e, quando cabível, presos. Devem ser considerados criminosos como quaisquer outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário