quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Solidão e relacionamentos

What doesn’t kill you makes you...(Stronger!)
Hoje a discussão é sobre solidão. A Kelly Clarkson, ganhadora do American Idol, tem uma múscia ótima chamada What doesn’t kill you makes you...(Stronger!) – do álbum Stronger deste ano – O que não lhe mata lhe deixa mais forte. Isso é verdade. Se comermos algo estragado ou adoecemos, nosso corpo, não morrendo, ficará mais forte com uma nova imunidade. Por isso, às vezes é bom nos expormos, pois com a experiência criamos resistência.
A Música da Kelly fala sobre o fim de um relacionamento nocivo ao eu lírico, o qual agradece ao ex, pois agora, apesar da dor da separação, sente-se mais livre, capaz e fortalecido. A letra segue a linha de Rush, Rush de Pussy Cat Dolls, incitando o feminismo e falando sobre a independência moral e emocional da mulher em relação a parceiros amorosos, só que de um modo mais brando. As mulheres devem mesmo ser cheias de auto-estima e individualidade dessa maneira. O fim de uma relação não deve ser motivo para extremos como perda de amor próprio, depressão, ódio vingança ou até suicídio.
Cada um deve viver com o que dispõe, sabendo que são indivíduos que lutam por seus próprios interesses, não pelo de outrem (exceto pessoas que possuem dependentes como filhos).
O eu lírico interpretado pela Kelly começa a música falando que a cama está mais quente enquanto ela dorme sozinha. Também diz que ela agora sonha mais e faz tudo o que quer. “Você acha que levou o meu melhor? Você acha que riu por último? Você acha que não sobrou nada de bom? Achou que me deixou destruída? Achou que eu ia voltar correndo? Baby, você não me conhece, porque você está completamente enganado!” e continua “eles lhe disseram que eu estava seguindo em frente/lhe disseram que estava com alguém novo/o que não lhe mata lhe deixa mais forte/e isso não significa que me sinto solitária quando estou só/não significa que minha vida acabou só porque você foi embora”.
Kelly diz que graças ao ex ela teve um novo começo. Rupturas de rotinas e novidades como separações, nos levam a mudar, inovar, pensar melhor sobre o que fazemos. Muitas vezes, esse fim pode ser um começo, especialmente se um dos parceiros estava sentindo-se infeliz. “Obrigada, pois finalmente estou pensando apenas em mim”.
Isso não apenas mostra uma ruptura de relacionamento saudável, mas que trouxe mais benefícios que malefícios a pelo menos um deles.
Parece-me que a Kelly compôs esse álbum depois de uma separação muito bem resolvida, porque a musica seguinte (Mr.Know it All, Senhor Sabe-Tudo) fala de um cara de não sabe de nada: “você acha que me conhece/é por isso que eu estou lhe deixando sozinho/baby, você não sabe nada sobre mim [...] você pode pensar que eu voltarei/pena de você querido”. Isso é que é auto-estima! O feminismo deu asas às mulheres; não há mais restrições ou papa nas línguas. Nada de patriarcalismo onde mulheres eram coadjuvantes e submissas, hoje elas são as atrizes principais de inúmeras transformações sociais.
Ainda, a terceira música (The Sun Will Rise, O sol voltará) fala sobre esperança, fé no dia de amanhã, mesmo que tudo pareça perdido. “Tudo ficará bem/mesmo que você não possa ver/e seja difícil de acreditar/às vezes é preciso ter um pouco de fé/há resposta para suas orações/o sol voltará (6 vezes)/tudo vai ficar bem”.
Quando pensamos que a proxima faixa será sobre um outro assunto, a quarta música chega ainda mais depreciativa para os homens: Don’t Be Such a Girl About It, não seja tão garotinha. “acredite em mim garoto quando digo: e daí?/esse disco arranhado tem que acabar/estou perdendo interesse nesse seu papo travesseiro/não seja tão garotinha”.
Existe uma diferença grande entre solidão e solitude. Solidão é estar desamparado por todos, sem absolutamente ninguém com quem se possa contar. Solitude é um estado de espírito, no qual estamos mais a fim de estarmos a sós por um período mais curto, para refletirmos e nos encontrarmos subjetivamente. solidao nunca é bom, pois nos guia à tristeza e desesperança. =/
Lembrem-se, se estiverem tristes com um rompimento, comprem ou baixem o CD da Kelly Clarkson; uma injeção de força e auto-estima. Devemos buscar nossa felicidade mesmo que o objeto do nosso amor não a encontre ao nosso lado. Devemos seguir em frente, sempre de cabeça erguida, cheios de si, sentindo-se “a cara da riqueza”, prontos para outra!

Nenhum comentário:

Postar um comentário